Livro: A Sabedoria das Multidões

A Sabedoria das Multidões

JAMES SUROWIECKI

sdmA denominada “Sabedoria das Multidões” reside sobre duas ideias básicas: a de que sob as circunstâncias corretas grupos são impressionantemente inteligentes e frequentemente mais inteligentes que a pessoa mais inteligente em seu interior, e mesmo que a maioria das pessoas do grupo não seja especialmente bem informada ou racional ele ainda pode chegar a uma decisão coletiva sábia.

Na primeira parte do livro, o autor trata da teoria, discorrendo sobre os tipos de problemas e condições para que a sabedoria das multidões aflore. Na segunda parte apresenta casos que comprovariam sua teoria.

A teoria apresentada por Surowiecki está estruturada em três tipos de problemas: cognitivos (aqueles que têm ou terão uma solução definitiva), de coordenação (como coordenar seu comportamento com os outros) e de cooperação (desafio de levar pessoas desconfiadas e egoístas a trabalharem juntas), e que as condições necessárias para que a massa seja sábia são: diversidade, independência e descentralização.

Opinião: Uma leitura instigante sobre como avaliações, escolhas ou decisões em grupo, de modo geral, são mais “sabias” do que aquelas tomadas por um “expert”. Tudo demonstrado com inúmeros relatos de casos.

Livro: A Arte da Visão de Longo Prazo

A Arte da Visão de Longo Prazo: planejando o futuro em um mundo de incertezas

PETER SCHWARTZ

avlpCom base em técnicas originalmente desenvolvidas no Grupo Royal/Dutch Shell, e de sua experiência com cenários em instituições e empresas líderes mundiais, o autor descreve a abordagem do desenho de cenários, fornecendo ferramentas para o desenvolvimento de uma visão estratégica de um futuro ambiente para os negócios.

Schwartz trata do tema como uma questão de tomada de decisão no tempo presente, mas que afetarão o tempo futuro. Para ele, um cenário é uma ferramenta que ajuda a visualizar um mundo de grandes incertezas, alinhando percepções sobre ambientes alternativos de futuro. O autor afirma que a técnica é mais uma forma de pensar do que um método formal, considerando que cenários não são predições, diferentemente de “forecasting” ou “market research”, e assim apresentam imagens do futuro extrapolando as tendências do presente.

Opinião: Um livro essencial para o entendimento sobre a técnica da elaboração de cenários prospectivos, sua origem, seus fundamentos e resultados possíveis.

Livro: Blink, a decisão num piscar de olhos

Blink, a decisão num piscar de olhos

Malcolm Gladwell

O autor afirma que nosso cérebro usa duas estratégias diferentes para compreender uma situação: uma consciente, quando pensamos e chegamos a uma resposta; e a outra abaixo do nível da consciência, muito mais rápida, quando nosso cérebro chega a conclusões sem nos revelar de imediato, enviando mensagens através de canais estranhamente indiretos. O livro trata da segunda estratégia de decisão, a que ocorre “num piscar de olhos”, procurando mostrar que: decisões tomadas muito depressa podem ser tão boas como as tomadas de forma cautelosa e deliberada; quando nossa cognição rápida falha, falha em virtude de razões bem específicas que podem ser identificadas e analisadas; e, que conclusões rápidas e julgamentos baseados na primeira impressão podem ser controlados e aperfeiçoados.

Opinião: De certo modo, Gladwell procura explicar como nossa intuição vem à tona, como surgem os insights, que chama de “blink”, a cognição rápida que pode nos levar a tomada de decisão instantânea. É um livro interessante para os tomadores de decisão, no qual o autor mostra, a partir de vários exemplos, como podemos aperfeiçoar nossas primeiras impressões, controlar o contexto em que elas surgem, e assim buscar garantia de que nossa cognição rápida esta correta.

Livro: Empresas Feitas Para Vencer

EMPRESAS FEITAS PARA VENCER (Good to Great)
JIM COLLINS

Empresas Feitas para VencerTendo em mente a seguinte pergunta: “Uma empresa pode deixar de ser boa e se tornar excelente? Se a resposta for sim, de que forma?”, o autor empreendeu um estudo de empresas que deram esse salto em seus resultados – de bons para excelentes -, e sustentaram essa performance por pelo menos quinze anos. Do estudo, identificou os seguintes atributos das empresas bem sucedidas: Têm uma liderança nível 5, humilde, com vontade e profissionalismo; definem primeiro quem … depois o quê; enfrentam a verdade nua e crua, com fé inabalável na vitória; transcendem a maldição da competência, identificando uma ideia de negócio simples; criam uma cultura de disciplina; e, selecionam criteriosamente suas tecnologias, não necessariamente inovadoras. Esses atributos foram então organizados dentro de uma estrutura de transformação de uma empresa de boa em excelente, cuja proposta básica é encarar a mudança como um processo de construção, seguido de uma ruptura, que tem três amplos estágios: 1º) pessoas disciplinadas, 2º) pensamento disciplinado e 3º) ação disciplinada.

Opinião: Uma leitura agradável que faz refletir sobre como o negócio vem sendo conduzido, acertos e erros, deixando questões como: qual o perfil das lideranças e de nosso pessoal, qual é mesmo nosso negócio e como a cultura da organização afeta sua performance.

Livro: O Lapidador de Diamantes

O LAPIDADOR DE DIAMANTES: ESTRATÉGIAS DE BUDDHA PARA GERENCIAR SEUS NEGÓCIOS E SUA VIDA
GUESHE MICHAEL ROacH

O Lapidador de DiamantesO autor, um monge budista, formado em relações exteriores pela Universidade de Princeton, faz uma descrição da sabedoria budista aplicada aos negócios a partir de sua experiência como executivo de uma das maiores empresas mundiais do comércio de diamantes. Essa experiência foi induzida por seu mestre budista, como forma de “testar os ensinamentos dessa sabedoria” na vida prática. O livro está estrutura sobre três princípios tirados dessa sabedoria: (1) o negócio deve ser bem-sucedido, deve fazer dinheiro, (2) devemos aproveitar o dinheiro e (3) devemos ser capazes de olhar para trás e saber que valeu a pena.

Opinião: São apresentados exemplos concretos dos princípios e práticas da filosofia Budista ao mundo dos negócios. O texto explora o conceito Budista da “vacuidade” segundo o qual existe um potencial oculto em todas as coisas, e que este irá se revelar a partir das “marcas mentais” plantadas em nossas mentes por nossos próprios pensamentos, palavras e ações dirigidas aos outros. Para usufruir do conhecimento apresentado, antes de nada mais, é necessário ter a mente aberta para ver as coisas, suas causas e efeitos, de forma a entender que nada acontece por acaso.