Antissistema organizacional e os não ditos

O Antissistema Organizacional é a desinteligência sistêmica alimentada por não ditos, atrapalhando e prejudicando a colaboração, o resultado e os relacionamentos. Pessoas produzem não ditos quando, por motivo real ou imaginário, evitam dizer o que está realmente incomodando.

Como detectar a causa dos não ditos? Há insatisfação velada ou  aversão sigilosa na organização? Qual a falha do Sistema que cede espaço ao Antissistema? O que pode ser pensado mas não explicitado? Por quê?

Quando as relações de poder produzem ou encobertam não ditos, perturbam potencialmente toda a organização. O Sistema precisa identificar a desinteligência da gestão, enquanto as pessoas precisam aprimorar o autoconhecimento para se posicionarem com assertividade, evitando cederem ao antissistema.

Qual o impacto do antissistema no seu contexto organizacional?  Qual o nível de autoconhecimento dos líderes?  Inexiste sistema perfeito e as pessoas são as grandes solucionadoras de problemas, mas precisam saber olhar de frente para as causas que, às vezes, são elas mesmas.

Publicado em Reflexões por Elisete Pagano. Marque Link Permanente.

Sobre Elisete Pagano

Pesquisadora, professional & self coach, analista comportamental, palestrante e consultora sênior em Liderança, Comportamento e Relações de Poder. Mestre em Educação - Unisinos; Professional & Self Coach - IBC; Especialista em Planejamento Estratégico de RH - UFRGS e Eng. da Qualidade - PUCRS; Especializanda em Filosofia Clínica - Instituto Packter; Especializanda em Psicologia Junguiana - FACIS/SP; Pós-graduada em Auditorias da Qualidade - PUCRS; Engª Química - PUCRS. Analista de Perfil Comportamental certificada pelo IBC. Exerceu função de Gerente de Desenvolvimento e de Processos em empresas de médio e grande porte, líderes de mercado. Atua em desenvolvimento comportamental de pessoas e organizações, com aperfeiçoamento de lideranças e autoconhecimento. Professora em cursos de extensão universitária. Sócia da Intelligentia Assessoria Empresarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 68 = 70