Audidanto a própria lógica

Somos seres racionais, sendo a lógica o eixo de nossas conclusões. Contudo, devemos identificar os limites que esta lógica impõe. Todo processo lógico precisa de informações. A qualidade da informação associada ao seu tom emocional, a quantidade, o modo como estas informações são organizadas definem o nosso raciocínio. Contudo, num processo lógico, se as informações não forem adequadas ou em insuficiente número ou de modo indevido organizadas ou não considerando o tom emocional, corremos o risco de concluirmos incorretamente.

Ao assumirmos a limitação da lógica, podemos auditar a resposta pelo raciocínio concebido. A lógica é vulnerável e quando o conhecimento não é suficiente se veste de falácia ou de falsa lógica sem que possamos perceber, além do risco de sermos conduzidos a interpretar, apoiando interesses que desconhecemos.

Um líder toma o maior cuidado com as interpretações que chegam até ele e com as próprias interpretações. É sempre prudente verificar quais os interesses não revelados de outros ou do seu processo defensivo, porque aprendeu a perceber que nem tudo que parece é.

Publicado em Reflexões por Elisete Pagano. Marque Link Permanente.

Sobre Elisete Pagano

Pesquisadora, professional & self coach, analista comportamental, palestrante e consultora sênior em Liderança, Comportamento e Relações de Poder. Mestre em Educação - Unisinos; Professional & Self Coach - IBC; Especialista em Planejamento Estratégico de RH - UFRGS e Eng. da Qualidade - PUCRS; Especializanda em Filosofia Clínica - Instituto Packter; Especializanda em Psicologia Junguiana - FACIS/SP; Pós-graduada em Auditorias da Qualidade - PUCRS; Engª Química - PUCRS. Analista de Perfil Comportamental certificada pelo IBC. Exerceu função de Gerente de Desenvolvimento e de Processos em empresas de médio e grande porte, líderes de mercado. Atua em desenvolvimento comportamental de pessoas e organizações, com aperfeiçoamento de lideranças e autoconhecimento. Professora em cursos de extensão universitária. Sócia da Intelligentia Assessoria Empresarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

37 − = 32