Autoconhecimento e a inteligência emocional

O ser humano é um ser emocional, contudo seu grande desafio é saber lidar com as suas emoções não boas e, ao mesmo tempo, conseguir não ser contaminado com as alterações emocionais de outras pessoas.

Um líder, ao aprender a lógica do autoconhecimento, busca associar o desconforto emocional sentido a algum fato desagradável do passado. Ao inferí-lo, testa sua hipótese, vigiando-se  para não confundir pessoas e situações, que apresentarem características semelhantes ao fato do passado, por funcionarem como gatilhos da mente defensiva. Assim, a inteligência emocional emerge, estabilizando o humor, mantendo a prudência, ao se relacionar. 

Esse post foi publicado em Reflexões e marcado por Elisete Pagano. Guardar link permanente.

Sobre Elisete Pagano

Pesquisadora, professional & self coach, analista comportamental, palestrante e consultora sênior em Liderança, Comportamento e Relações de Poder. Mestre em Educação - Unisinos; Professional & Self Coach - IBC; Especialista em Planejamento Estratégico de RH - UFRGS e Eng. da Qualidade - PUCRS; Especializanda em Filosofia Clínica - Instituto Packter; Especializanda em Psicologia Junguiana - FACIS/SP; Pós-graduada em Auditorias da Qualidade - PUCRS; Engª Química - PUCRS. Analista de Perfil Comportamental certificada pelo IBC. Exerceu função de Gerente de Desenvolvimento e de Processos em empresas de médio e grande porte, líderes de mercado. Atua em desenvolvimento comportamental de pessoas e organizações, com aperfeiçoamento de lideranças e autoconhecimento. Professora em cursos de extensão universitária. Sócia da Intelligentia Assessoria Empresarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

− 5 = 5