Autoconhecimento e a intuição

Se intuição for entendida como uma percepção instantânea por via inconsciente ou uma captação súbita de pensamento ou ideia, sem a interferência do raciocínio,  o mais prudente é o líder considerar sua intuição complementar a sua razão, para decidir. O sucesso histórico, de suas decisões intuitivas, precisa ser considerado, além de dialogar com profissionais competentes no assunto a ser resolvido, para analisar os argumentos e refletir, posteriormente, sobre a dialética.

Um líder eficaz, geralmente possui uma bagagem de conhecimento que o torna diferenciado, na área em que atua. E, este seu ambiente mental especializado, tende a gerar um determinado padrão intuitivo. Contudo, nenhuma intuição tem a função de substituir o papel de um sistema de gestão, mas contribui com aquilo que a gestão cuidadosamente formalizada, não alcança.

Há, em certos momentos, a probabilidade da influência perturbadora da subjetividade, em que emoções não boas desorganizam a sua mente de especialista. O nível de seu autoconhecimento estabelece a força de seu domínio pessoal. Sabe que todo cuidado é pouco, porque é responsável pelo efeito que produz no negócio e no trato com as pessoas.

Publicado em Reflexões por Elisete Pagano. Marque Link Permanente.

Sobre Elisete Pagano

Pesquisadora, professional & self coach, analista comportamental, palestrante e consultora sênior em Liderança, Comportamento e Relações de Poder. Mestre em Educação - Unisinos; Professional & Self Coach - IBC; Especialista em Planejamento Estratégico de RH - UFRGS e Eng. da Qualidade - PUCRS; Especializanda em Filosofia Clínica - Instituto Packter; Especializanda em Psicologia Junguiana - FACIS/SP; Pós-graduada em Auditorias da Qualidade - PUCRS; Engª Química - PUCRS. Analista de Perfil Comportamental certificada pelo IBC. Exerceu função de Gerente de Desenvolvimento e de Processos em empresas de médio e grande porte, líderes de mercado. Atua em desenvolvimento comportamental de pessoas e organizações, com aperfeiçoamento de lideranças e autoconhecimento. Professora em cursos de extensão universitária. Sócia da Intelligentia Assessoria Empresarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

38 + = 45