Autoconhecimento e a resolução de desafetos

Cada um tem um nível de desfeto para resolver, ao longo da existência. Apenas deixar de se relacionar com quem não se tem empatia ou se sente desprezo, não promove a resolução da mente porque não se busca a causa em um fato importante do passado e, assim, não se faz o autoconhecimento.

Não somos tão bonzinhos quanto pensamos. Reprimimos nosso lado censurado, e se não o resolvermos, na frente de quem representa a parte reprimida de nossa mente, – aquela que censuramos em nós -, rejeitaremos e partiremos para a crítica, por autodefesa da mente emocional.

Uma coisa é perceber a inadequação de alguém, outra é ficarmos incomodados com aquele comportamento que não nos permitimos ter. Assim, autoconhecimento revela a parte não bonita de nossa personalidade. Contudo é possível lapidá-la, se fizermos o autoenfrentamento, na frente do espelho dos relacionamentos difícieis. E, no papel de lider, o autoconhecimento é imprescindível, principalmente quando se dá feedbacks para desenvolver o outro. Mas, primeiro é necessário que o líder desenvolva a si mesmo.

Esse post foi publicado em Reflexões e marcado por Elisete Pagano. Guardar link permanente.

Sobre Elisete Pagano

Pesquisadora, professional & self coach, analista comportamental, palestrante e consultora sênior em Liderança, Comportamento e Relações de Poder. Mestre em Educação - Unisinos; Professional & Self Coach - IBC; Especialista em Planejamento Estratégico de RH - UFRGS e Eng. da Qualidade - PUCRS; Especializanda em Filosofia Clínica - Instituto Packter; Especializanda em Psicologia Junguiana - FACIS/SP; Pós-graduada em Auditorias da Qualidade - PUCRS; Engª Química - PUCRS. Analista de Perfil Comportamental certificada pelo IBC. Exerceu função de Gerente de Desenvolvimento e de Processos em empresas de médio e grande porte, líderes de mercado. Atua em desenvolvimento comportamental de pessoas e organizações, com aperfeiçoamento de lideranças e autoconhecimento. Professora em cursos de extensão universitária. Sócia da Intelligentia Assessoria Empresarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

− 1 = 2