Autoconhecimento e a revisão de um fato passado

Um tom emocional produzido na mente, se estabelece de um fenômeno físico-químico que ocorre no cérebro, cuja função é associar relevância subjetiva a um determinado fato vivido. Experiências passadas não agradáveis, precisam ser ressignificadas, para que se elimine os elementos físico-químicos contidos nas memórias, responsáveis por reproduziem a emoção não boa, quando emergem, no presente, devido a alguns estímulos. 

Para ressignificar, é necessário rever, racionalmente, o contexto e os personagens do passado, considerando o grau de entendimento que se possuia na época, em que se viveu a experiência.

O autoconhecimento possibilita que se faça interpretações descontaminadas de subjetividade. Assim, é necessário aprender a revisitar o próprio passado para revisá-lo, desconstruindo o tom emocional perturbador.

Esse post foi publicado em Reflexões e marcado por Elisete Pagano. Guardar link permanente.

Sobre Elisete Pagano

Pesquisadora, professional & self coach, analista comportamental, palestrante e consultora sênior em Liderança, Comportamento e Relações de Poder. Mestre em Educação - Unisinos; Professional & Self Coach - IBC; Especialista em Planejamento Estratégico de RH - UFRGS e Eng. da Qualidade - PUCRS; Especializanda em Filosofia Clínica - Instituto Packter; Especializanda em Psicologia Junguiana - FACIS/SP; Pós-graduada em Auditorias da Qualidade - PUCRS; Engª Química - PUCRS. Analista de Perfil Comportamental certificada pelo IBC. Exerceu função de Gerente de Desenvolvimento e de Processos em empresas de médio e grande porte, líderes de mercado. Atua em desenvolvimento comportamental de pessoas e organizações, com aperfeiçoamento de lideranças e autoconhecimento. Professora em cursos de extensão universitária. Sócia da Intelligentia Assessoria Empresarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 44 = 53