Autoconhecimento e o aprimoramento da ideia de mundo

Cada um cria um mundo particular para si. Parte desse mundo, que tende a ser compartilhado, é o mundo objetivo, que é explicável ou convencionado por sistemas legitimados no coletivo, que buscam aprimorar a perspectiva de melhor interpretá-lo. Parte é subjetivo, próprio, individual, resultante do modo que o indivíduo sentiu as suas mais significativas experiências.

O desafio do humano é aprender a lidar com pessoas que possuem ideias de mundos muito diferentes da sua, gerando intensos conflitos.

Mas, qual ideia de mundo é correta, se parte dela é subjetiva? Como se constrói uma ideia de mundo?

Quando desenvolvemos o autoconhecimento, aprendemos a compreender como a nossa ideia de mundo foi concebida. As condições que tínhamos, as pessoas que nos influenciaram, a época em que se estabeleceu um determinado conceito. E, se o conceito estabelecido não estava “contaminado” com um outro conceito que o distorcia. Enfim, com autoconhecimento aprimora-se a própria ideia de mundo, aproximando, ao máximo possível, o mundo objetivo do subjetivo, sendo, paradoxalmente, a maneira de se lapidar a própria individualidade.

Esse post foi publicado em Reflexões e marcado por Elisete Pagano. Guardar link permanente.

Sobre Elisete Pagano

Pesquisadora, professional & self coach, analista comportamental, palestrante e consultora sênior em Liderança, Comportamento e Relações de Poder. Mestre em Educação - Unisinos; Professional & Self Coach - IBC; Especialista em Planejamento Estratégico de RH - UFRGS e Eng. da Qualidade - PUCRS; Especializanda em Filosofia Clínica - Instituto Packter; Especializanda em Psicologia Junguiana - FACIS/SP; Pós-graduada em Auditorias da Qualidade - PUCRS; Engª Química - PUCRS. Analista de Perfil Comportamental certificada pelo IBC. Exerceu função de Gerente de Desenvolvimento e de Processos em empresas de médio e grande porte, líderes de mercado. Atua em desenvolvimento comportamental de pessoas e organizações, com aperfeiçoamento de lideranças e autoconhecimento. Professora em cursos de extensão universitária. Sócia da Intelligentia Assessoria Empresarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

59 + = 60