Para liderar é necessário o maior discernimento possível. E, para se chegar a melhor interpretação, os conceitos envolvidos numa decisão, devem estar descontaminados de quaisquer distorções.
Na comunicação humana, a aproximação de conceitos é fundamental entre o emissor e o receptor. Contudo, mais frequente do que se imagina, nos comunicamos de modo imperfeito, devido ao descuido em observar a sutileza dessas diferenças, ao interpretarmos.
A lógica do autoconhecimento possibilita, em primeiro lugar, a diferenciação entre o que é subjetivo no seu contexto particular, e o que é de fato, no contexto atual. Assim, o nível de discernimento se potencializa, tornando claro que a subjetividade não pode caricaturar a objetividade do fato. E, não raro, de modo sutil, identifica-se pequenos tons de distorções capazes de provocarem grandes equívocos.