Autoconhecimento e o pensamento estratégico

Para um líder, pensar estrategicamente é fundamental. Contudo, saber explorar as condições favoráveis, visando objetivos específicos para o crescimento do negócio, exige uma maturidade para reconhecer a necessidade de dar a mesma importância para um conjunto de outras ações táticas, que possibilitem a implementação da estratégia.

Se, ao pensar estrategicamente, se descuidar do sistema de gestão, tende a desequilibrar a organização, algo como exigir que uma criança comporte-se como um adulto, tumultuando as inter-relações entre os profissionais das diversas equipes, envolvidas com o resultado.

O autoconhecimento do líder permite que assuma, antes de tudo, suas próprias fragilidades, seus pontos fracos, adquirindo, assim, um discernimento para ter prudência nas suas ações, certificando-se que profissionais, com competências complementares as suas, atuem eficazmente, ajustando o sistema de gestão ao nível de crescimento, evitando um colapso. 

Esse post foi publicado em Reflexões e marcado por Elisete Pagano. Guardar link permanente.

Sobre Elisete Pagano

Pesquisadora, professional & self coach, analista comportamental, palestrante e consultora sênior em Liderança, Comportamento e Relações de Poder. Mestre em Educação - Unisinos; Professional & Self Coach - IBC; Especialista em Planejamento Estratégico de RH - UFRGS e Eng. da Qualidade - PUCRS; Especializanda em Filosofia Clínica - Instituto Packter; Especializanda em Psicologia Junguiana - FACIS/SP; Pós-graduada em Auditorias da Qualidade - PUCRS; Engª Química - PUCRS. Analista de Perfil Comportamental certificada pelo IBC. Exerceu função de Gerente de Desenvolvimento e de Processos em empresas de médio e grande porte, líderes de mercado. Atua em desenvolvimento comportamental de pessoas e organizações, com aperfeiçoamento de lideranças e autoconhecimento. Professora em cursos de extensão universitária. Sócia da Intelligentia Assessoria Empresarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

95 − = 90