O que nos une ou desune está relacionado com as interpretações. Em que sistema de interpretação estamos inseridos? Em que sistema de interpretação está inserido aquele com quem nos comunicamos? A maior dificuldade nos relacionamentos envolve o distanciamento entre as interpretações.
O autoconhecimento nos torna mais cuidadosos com nossas próprias interpretações e, mais atentos, para inferir em que sistema interpretativo está o nosso interlocutor. Não raro, não é o mesmo sistema, com mais frequência, há interseção entre eles, favorecendo a comunicação, mas algumas vezes, há um distanciamento tão acentuado entre estes sistemas, que se torna difícil o entendimento, se não nos dermos conta disto.
A argumentação existe para nos comunicarmos com outros sistemas interpretativos. Através de premissas, estruturamos nossos argumentos e tentamos influenciar aquele que interpreta diferente de nós. A serenidade com que vamos argumentar é oriunda do mundo interno, fruto do nível de autoconhecimento e, de conhecimentos essenciais adquiridos do assunto tratado, oriundos do mundo externo.