Autoconhecimento e os sistemas interpretativos na comunicação

O que nos une ou desune está relacionado com as interpretações. Em que sistema de interpretação estamos inseridos? Em que sistema de interpretação está inserido aquele com quem  nos comunicamos? A maior dificuldade nos relacionamentos envolve o distanciamento entre as interpretações.

O autoconhecimento nos torna mais cuidadosos com nossas próprias interpretações e, mais atentos, para inferir em que sistema interpretativo está o nosso interlocutor. Não raro, não é o mesmo sistema, com mais frequência, há interseção entre eles, favorecendo a comunicação, mas algumas vezes, há um distanciamento tão acentuado entre estes sistemas, que se torna difícil o entendimento, se não nos dermos conta disto.

 A argumentação existe para nos comunicarmos com outros sistemas interpretativos. Através de premissas, estruturamos nossos argumentos e tentamos influenciar aquele que interpreta diferente de nós. A serenidade com que vamos argumentar é oriunda do mundo interno, fruto do nível de autoconhecimento e, de conhecimentos essenciais adquiridos do assunto tratado, oriundos do mundo externo.

Publicado em Reflexões por Elisete Pagano. Marque Link Permanente.

Sobre Elisete Pagano

Pesquisadora, professional & self coach, analista comportamental, palestrante e consultora sênior em Liderança, Comportamento e Relações de Poder. Mestre em Educação - Unisinos; Professional & Self Coach - IBC; Especialista em Planejamento Estratégico de RH - UFRGS e Eng. da Qualidade - PUCRS; Especializanda em Filosofia Clínica - Instituto Packter; Especializanda em Psicologia Junguiana - FACIS/SP; Pós-graduada em Auditorias da Qualidade - PUCRS; Engª Química - PUCRS. Analista de Perfil Comportamental certificada pelo IBC. Exerceu função de Gerente de Desenvolvimento e de Processos em empresas de médio e grande porte, líderes de mercado. Atua em desenvolvimento comportamental de pessoas e organizações, com aperfeiçoamento de lideranças e autoconhecimento. Professora em cursos de extensão universitária. Sócia da Intelligentia Assessoria Empresarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

73 − 66 =