Autoconhecimento: potencialização de competências

Competências são necessárias para se atuar, de modo eficaz, em determinada área. A gestão por competências, inicia-se com a identificação das competências organizacionais alinhadas aos mapeamentos de conhecimentos, habilidades e atitudes esperados de profissionais, nas diversas posições da empresa. Após, contrata-se os critérios de avaliação dos desempenhos, os níveis de valorização dos cargos e, os caminhos para possíveis promoções.

O desenvolvimento de competências exige um planejamento de mão dupla entre os profissionais e a organização. Contudo, o diferencial é a mudança para melhor da atitude, quando situações não agradáveis devem ser enfrentadas, com objetividade e respeito a todos.

O autoconhecimento leva o profissional a questionar sua atitude, aprendendo a corrigir, com lógica, as imaturidades do seu ego, para potencializar a utilidade de seus conhecimentos e habilidades, na busca de resultados superiores para si e para o negócio.

Esse post foi publicado em Reflexões e marcado por Elisete Pagano. Guardar link permanente.

Sobre Elisete Pagano

Pesquisadora, professional & self coach, analista comportamental, palestrante e consultora sênior em Liderança, Comportamento e Relações de Poder. Mestre em Educação - Unisinos; Professional & Self Coach - IBC; Especialista em Planejamento Estratégico de RH - UFRGS e Eng. da Qualidade - PUCRS; Especializanda em Filosofia Clínica - Instituto Packter; Especializanda em Psicologia Junguiana - FACIS/SP; Pós-graduada em Auditorias da Qualidade - PUCRS; Engª Química - PUCRS. Analista de Perfil Comportamental certificada pelo IBC. Exerceu função de Gerente de Desenvolvimento e de Processos em empresas de médio e grande porte, líderes de mercado. Atua em desenvolvimento comportamental de pessoas e organizações, com aperfeiçoamento de lideranças e autoconhecimento. Professora em cursos de extensão universitária. Sócia da Intelligentia Assessoria Empresarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

37 − = 28