Autoconhecimento: subjetividade com objetividade

A reeducação subjetiva alicerça-se na compreensão das condições em que um determinado sentimento foi associado a alguma importante experiência. Se, inconscientemente, confundirmos fatos, as decisões tendem ao equívoco e provocam reações emocionais desproporcionais, que com certa frequência, causam estranheza aos que nos observam.

A mente humana tende a universalizar seus significados e, assim, em certas situações, tornar-se ineficiente por ser anacrônica. Com o autoconhecimento, racionalmente, é possível diferenciar contextos, sentimentos e personagens envolvidos. Separa-se o passado do presente, e identifica-se as semelhanças.

A lógica do autoconhecimento proporciona um mergulho no mundo subjetivo, com muita objetividade, para o líder fazer melhores escolhas.

Publicado em Reflexões por Elisete Pagano. Marque Link Permanente.

Sobre Elisete Pagano

Pesquisadora, professional & self coach, analista comportamental, palestrante e consultora sênior em Liderança, Comportamento e Relações de Poder. Mestre em Educação - Unisinos; Professional & Self Coach - IBC; Especialista em Planejamento Estratégico de RH - UFRGS e Eng. da Qualidade - PUCRS; Especializanda em Filosofia Clínica - Instituto Packter; Especializanda em Psicologia Junguiana - FACIS/SP; Pós-graduada em Auditorias da Qualidade - PUCRS; Engª Química - PUCRS. Analista de Perfil Comportamental certificada pelo IBC. Exerceu função de Gerente de Desenvolvimento e de Processos em empresas de médio e grande porte, líderes de mercado. Atua em desenvolvimento comportamental de pessoas e organizações, com aperfeiçoamento de lideranças e autoconhecimento. Professora em cursos de extensão universitária. Sócia da Intelligentia Assessoria Empresarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

26 − 16 =