Delineamento estratégico

Consolidada a identidade organizacional – com o negócio, a missão e a visão de futuro, estabelecidos –, concluída a análise estratégica da organização – com a situação competitiva (fatores externos e internos) conhecida, postura estratégica reconhecida, posicionamento estratégico decidido e portfólio de negócios e produtos analisado –, o passo seguinte no processo da formulação estratégica é a integração desse conhecimento no delineamento estratégico.

delineamento_estratégicoPor delineamento devemos entender o desenho geral da ação estratégica a ser posta em andamento: o que e como fazer. Esse esboço inicia pelo desenho do mapa estratégico, passa pela definição do painel (de indicadores) de controle estratégico e suas respectivas metas, e avança pela definição das iniciativas estratégicas e desdobramento dos projetos e planos de ação estratégica.

Com o mapa estratégico teremos a visualização do caminho a ser perseguido pela organização para que a visão de futuro possa ser alcançada, com o cumprimento da missão. Esse mapa será constituído de objetivos estratégicos inter-relacionados, contemplando algumas perspectivas de desempenho: financeira, do mercado e clientes, dos processos internos e de aprendizado e crescimento organizacional.

O painel de controle estratégico, formado por indicadores estratégicos, permite confirmar que os objetivos estratégicos estão sendo realizados a partir de iniciativas estratégicas em ação. Assim como os objetivos do mapa estratégico, os indicadores do painel de controle devem estar alinhados às mesmas perspectivas de desempenho e suas inter-relações explicitamente identificadas. Nem poderia ser diferente, na medida em que esses indicadores (resultados quantitativos) são desdobrados dos objetivos (resultados qualitativos) estratégicos.

Estabelecidos o mapa e o painel de controle, o delineamento estratégico segue pela definição das iniciativas estratégicas. Essas representarão as grandes linhas de ações a serem levadas adiante no processo de realização estratégica. Essas iniciativas devem ser pensadas de modo a permitir que os objetivos e metas (definidas para os indicadores) possam ser alcançados.

De modo geral, essas linhas de ações deverão contemplar estratégias competitivas para inovação, desenvolvimento de produtos, produção, marketing, distribuição, entre outras funções empresariais, e quando oportuno também para atividades de apoio administrativo e financeiro. Ainda, deverão contemplar estratégias de sustentação da competitividade, mais especificamente em questões relacionadas às competências das pessoas da organização, aos métodos de trabalho, às condições da infraestrutura e à obtenção de recursos para os investimentos necessários.

Definidas as iniciativas estratégicas o processo do delineamento estratégico se completa no desdobramento de projetos e planos de ação. Projetos são empreendimentos temporários, visando atingir resultados específicos, contribuindo para a realização de um ou mais objetivos estratégicos. Planos de ação estratégica são detalhamentos operacionais de como executar etapas de um projeto estratégico.

Em ensaios próximos veremos com mais detalhes o desdobramento de iniciativas, projetos e planos de ação estratégica…

Esse post foi publicado em Artigos e marcado por Robin Pagano. Guardar link permanente.

Sobre Robin Pagano

Pensador, palestrante e consultor sênior em Estratégia, Gestão e Inovação de negócio. Mestre em Eng. de Produção - UFRGS; Pós-graduado em Estudos de Políticas e Estratégias de Governo - PUCRS; Pós-graduado em Marketing de Serviços - ESPM/RS; Especializado em Gestão da Qualidade Total (TQM) - NKTS/Japão; Lead Assessor ISO 9000 - SGS-ICS; Engº Eletrônico - PUCRS. Atuou como Gerente de Desenvolvimento, de Processos e de Serviços em empresas de médio e grande porte, nacionais e multinacional, líderes de mercado. Professor universitário em cursos de MBA, Especialização e Extensão. Consultor sênior em Estratégia, Gestão, Qualidade e Inovação. Sócio da Intelligentia Assessoria Empresarial.

1 pensou em “Delineamento estratégico

  1. Pingback: Business Plan X Business Model Canvas | Blog Intellinsights

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 7 =