Desenvolvimento Tecnológico

Ensaio publicado originalmente no Blog Star2Up – consciência empreendedora:  star2up.blog.br

Já estabelecemos que o empreendedorismo inovador passa por três fases, sendo a primeira o desenvolvimento tecnológico, e que essa fase avança vencendo três etapas: concepção do produto, prototipagem e acabamento. Vamos então ao detalhamento dessas etapas, compreendendo como ocorre o desenvolvimento tecnológico.

Com um andamento estruturado, o processo do empreendedorismo inovador evolui suas etapas alternando dois níveis de atividades: o do pensamento e o da ação. Na fase do desenvolvimento tecnológico, o início das atividades se dá ao nível do pensamento, avança para o nível da ação e retorna ao nível do pensamento. O nível do pensamento é onde se concentram atividades de geração de ideias, reflexões, decisões e planejamento, que darão origem ao arcabouço do empreendimento. No nível da ação a inovação é posta à prova, com atividades de seleção de ideias, testes e validação da solução.

Star2Up - Desenvolvimento TecnológicoNa primeira etapa do desenvolvimento tecnológico a definição do problema ganha forma, levando à concepção do produto inovador. O início é a criação da visão de futuro para o empreendimento culminando no desenho da proposta de valor para o segmento alvo de clientes. Nesse caminho deve-se compreender objetivamente o problema a ser resolvido e que trabalho deve ser feito para solucioná-lo.

Na segunda etapa a exploração da solução toma o campo da ação, onde o produto inovador é levado da ideia ao seu desenvolvimento e testes de campo, por meio de avanços em prototipagem. Esta é uma fase de ciclos de aprendizagem, com pivotagens a cada nova descoberta crítica sobre o problema do cliente e o trabalho a ser feito. A prototipagem pode ser conduzida em três níveis de profundidade, iniciando com um produto mínimo viável (MVP), passando a testes com a versão alfa (um produto ainda em desenvolvimento) e concluindo com a versão beta (um produto pretensamente acabado, mas que ainda pode exigir ajustes ou mesmo correções).

Na terceira etapa, fechando a fase do desenvolvimento tecnológico, tem lugar o acabamento com a modelagem do negócio. Aqui, com o segmento de clientes já bem definido e a proposta de valor testada e validada, serão definidos os outros aspectos críticos do negócio que permitirão a entrega da solução aos clientes alvo e a captura de valor para o empreendimento. Assim, as formas de relacionamento com o cliente e a distribuição dos produtos devem ser definidas, bem como as atividades e recursos críticos e os parceiros chave do negócio. Do ponto de vista financeiro, a estrutura de custos e o fluxo de ganhos também devem ser detalhados.

Em ensaios próximos vamos discutir as fases seguintes do empreendedorismo inovador, o desenvolvimento mercadológico e o organizacional e, então, detalhar as principais ferramentas e métodos de cada etapa das três fases.

Esse post foi publicado em Ensaios e marcado , , por Robin Pagano. Guardar link permanente.
Robin Pagano

Sobre Robin Pagano

Pensador, palestrante e consultor sênior em Estratégia, Gestão e Inovação de negócio.

Mestre em Eng. de Produção – UFRGS; Pós-graduado em Estudos de Políticas e Estratégias de Governo – PUCRS; Pós-graduado em Marketing de Serviços – ESPM/RS; Especializado em Gestão da Qualidade Total (TQM) – NKTS/Japão; Lead Assessor ISO 9000 – SGS-ICS; Engº Eletrônico – PUCRS. Atuou como Gerente de Desenvolvimento, de Processos e de Serviços em empresas de médio e grande porte, nacionais e multinacional, líderes de mercado. Professor universitário em cursos de MBA, Especialização e Extensão. Consultor sênior em Estratégia, Gestão, Qualidade e Inovação. Sócio da Intelligentia Assessoria Empresarial.

4 ideias sobre “Desenvolvimento Tecnológico

  1. Pingback: Modelagem do negócio - Blog IntellinsightsBlog Intellinsights

  2. Pingback: Validação da solução inovadora - Blog IntellinsightsBlog Intellinsights

  3. Pingback: Concepção da solução inovadora - Blog IntellinsightsBlog Intellinsights

  4. Pingback: Desenvolvimento Mercadológico - Blog IntellinsightsBlog Intellinsights

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *