Fatores chave ao delineamento da estratégia

Complementando a análise SWOT, além proporcionar a definição da postura estratégica mais ajustada ao momento atual da organização, ainda podemos extrair da matriz de análise informações críticas para o desenho das estratégias.

Entendendo que a estratégia se realiza na operação, percebemos que é de fundamental importância identificar as atividades criticas que deverão ser ajustadas sob medida para que a estratégia possa ser bem sucedida. Assim, uma informação imprescindível a uma boa estratégia é identificar os chamados Fatores Críticos de Sucesso (FCS), entendidos como os fatores internos chave, sejam forças ou fraquezas, que apontam para as atividades críticas da cadeia de valor do empreendimento, fortemente relacionadas às oportunidades e ameaças do ambiente externo.

Desse modo, o primeiro conjunto de informações que deve ser extraído da matriz SWOT está relacionado a esses fatores internos chave. São aqueles que mais vezes foram inter-relacionados a oportunidades ou a ameaças, particularmente os com grau forte e médio. Esses são os FCS a serem fortemente considerados na elaboração da estratégia, pois apontam claramente para as atividades críticas e, consequentemente, os processos-chave para o negócio.

fcsComo identificar com segurança os FCS a partir da matriz SWOT? Simplesmente observando as linhas da matriz, que correspondem aos fatores internos (forças ou fraquezas), que mais inter-relações apresentam com os fatores externos. Isso fica ainda mais facilitado ao estabelecermos pesos para as inter-relações e realizarmos a soma dos pesos linha a linha, fator a fator. As linhas com o maior somatório indicam os FCS. Um refinamento adicional é multiplicar essa soma pelo peso do fator (força ou fraqueza), destacando os fatores de maior resultado como os FCS.

Como os recursos são, em geral, escassos – a capacidade de investimentos é limitada, e o esforço das pessoas frente à execução das mudanças estratégicas vai acontecer em paralelo com suas atividades rotineiras – é preciso ter prioridades claras ao delinear as estratégias. Então, a organização deve priorizar iniciativas estratégicas às poucas e altamente relevantes oportunidades e/ou ameaças.

op&amEsse é outro conjunto de informações que pode ser extraído da matriz SWOT, ou seja, quais são as principais oportunidades e ameaças verificadas na análise. Identificar as oportunidades e ameaças mais relevantes, a partir da matriz SWOT, é um processo similar à identificação dos FCS. A diferença é que agora nos interessa o resultado da soma dos pesos na vertical, coluna a coluna, fator externo a fator externo. Aqui também um refinamento é multiplicar essa soma pelo peso do fator (oportunidade ou ameaça), destacando os de maior resultado como oportunidades a serem aproveitadas e ameaças a serem eliminadas ou minimizadas pelas estratégias a serem deliberadas.

Desse modo fica completada a análise SWOT, mostrando objetivamente o movimento estratégico (postura) a ser adotado no contexto atual de competição, e as atividades internas críticas que devem ser estrategicamente trabalhadas para que as principais oportunidades possam ser exploradas e ameaças possam serem combatidas.

Esse post foi publicado em Artigos e marcado por Robin Pagano. Guardar link permanente.

Sobre Robin Pagano

Pensador, palestrante e consultor sênior em Estratégia, Gestão e Inovação de negócio. Mestre em Eng. de Produção - UFRGS; Pós-graduado em Estudos de Políticas e Estratégias de Governo - PUCRS; Pós-graduado em Marketing de Serviços - ESPM/RS; Especializado em Gestão da Qualidade Total (TQM) - NKTS/Japão; Lead Assessor ISO 9000 - SGS-ICS; Engº Eletrônico - PUCRS. Atuou como Gerente de Desenvolvimento, de Processos e de Serviços em empresas de médio e grande porte, nacionais e multinacional, líderes de mercado. Professor universitário em cursos de MBA, Especialização e Extensão. Consultor sênior em Estratégia, Gestão, Qualidade e Inovação. Sócio da Intelligentia Assessoria Empresarial.

4 pensou em “Fatores chave ao delineamento da estratégia

  1. Pingback: Business Plan X Business Model Canvas | Blog Intellinsights

  2. Pingback: Iniciativas estratégicas | Blog Intellinsights

  3. Pingback: O caminho da realização estratégica: o mapa estratégico do negócio | Blog Intellinsights

  4. Pingback: Mapa Estratégico: temas para os objetivos | Blog Intellinsights

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

56 + = 57