Liderança ou Gestão?

Esses são dois conceitos que costumam gerar alguma confusão, ora se aproximando ora se afastando. Mesmo entre altos executivos e gestores não é incomum verificar a confusão de papéis. Faça-se e responda a seguinte pergunta: o que é mais importante, liderança ou gestão? Para responder precisamos antes ter clareza sobre o significado de liderança e de gestão.

Vamos procurar entender o papel de cada um, do líder e do gestor, a partir de algumas questões-chave:

– Ao que o líder deve dedicar sua atenção? E o gestor?

– Com o que o líder trabalha em seu dia a dia? E o gestor?

– O que um líder deve desenvolver? E o gestor, desenvolve o que?

– Do que um líder precisa para desempenhar com competência seu papel? E o gestor, do que necessita?

As respostas, vistas no quadro a seguir, deixam claro o papel de cada um:

líder x gestor

Com isso esclarecido, vamos à resposta para a primeira questão colocada: o que é mais importante, liderança ou gestão? Não há essa dicotomia entre liderança e gestão. Todo líder deve ser também um gestor, assim como todo gestor deve ser também um líder. Ambos não lidam com equipes e processos? Ambos não necessitam autoconhecimento, para reconhecerem suas forças e fraquezas? Ambos não precisam de método para manter os resultados e melhorar os processos? Ambos, para ter uma equipe harmônica e focada, não necessitam trabalhar valores (base da cultura organizacional) e visão de futuro (intenção estratégica que dá direção comum a todos)? Ambos, para obter resultados no dia a dia, não devem estabelecer metas e persegui-las por meio de ações bem estruturadas? E, ambos não precisam de pessoas bem desenvolvidas em suas equipes para que os processos fluam com qualidade e produtividade gerando os resultados esperados?

É comum a associação da expressão liderança a altos postos na estrutura hierárquica das organizações. Também é comum a associação da expressão gestão a cargos de nível intermediário. Mas isso é só uma “convenção tácita” e não uma regra formal. O que realmente interessa é entender que, independentemente do nível da função na estrutura hierárquica organizacional, todo profissional que tem sob sua área de autoridade e responsabilidade uma equipe tem também sob ela os processos que essa equipe executa, ou vice-versa.

Costumo dizer que existem gerentes e GESTORES. Qual a diferença? O gerente tem um cargo formalmente instituído, mas necessariamente isso não faz dele um GESTOR. Esse, por sua vez, tenha ou não um cargo gerencial, uma caixinha no organograma, conhece e aplica métodos de gestão, como o PDCA e suas práticas: padronização, avaliação e análise de processos. Sabe aquela pessoa que sempre é procurada quando surge a necessidade de solucionar um problemão? É bem provável que ali esteja um profissional com o perfil de GESTOR.

Da mesma forma, podemos dizer que existem líderes e LÍDERES. No paralelo com a diferença entre gerente e GESTOR, o líder é o executivo com cargo de alto nível na estrutura hierárquica da organização. Já o LÍDER é o profissional reconhecido e seguido pela equipe, por sua capacidade de criar e manter uma visão compartilhada, uma equipe unidade em torno de um grande objetivo, não importa se tem um cargo de poder ou não no organograma. Existem muitos LÍDERES informais, mas na organização todos os (re)conhecem!

Esse post foi publicado em Artigos e marcado , por Robin Pagano. Guardar link permanente.

Sobre Robin Pagano

Pensador, palestrante e consultor sênior em Estratégia, Gestão e Inovação de negócio. Mestre em Eng. de Produção - UFRGS; Pós-graduado em Estudos de Políticas e Estratégias de Governo - PUCRS; Pós-graduado em Marketing de Serviços - ESPM/RS; Especializado em Gestão da Qualidade Total (TQM) - NKTS/Japão; Lead Assessor ISO 9000 - SGS-ICS; Engº Eletrônico - PUCRS. Atuou como Gerente de Desenvolvimento, de Processos e de Serviços em empresas de médio e grande porte, nacionais e multinacional, líderes de mercado. Professor universitário em cursos de MBA, Especialização e Extensão. Consultor sênior em Estratégia, Gestão, Qualidade e Inovação. Sócio da Intelligentia Assessoria Empresarial.

5 pensou em “Liderança ou Gestão?

  1. Olá, achei muito interessante o comparativo que, até então, não tinha observado, porém faz todo o sentido, me vejo muito como uma gestora, é meu perfil atual, é o que faço dia a dia.
    Me confundi no último paragrafo onde: “o líder é o executivo com cargo de alto nível … Já o Líder o profissional reconhecido pela equipe…” Poderia me explicar se houve um erro?
    Parabéns pelo artigo.

    • Olá Tatiane! Obrigado por seu comentário, isso sempre é um incentivo a mais para continuar a postar artigos sobre os tema gestão e liderança, contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento nessas áreas.
      Quanto a sua dúvida, como no caso da diferença entre gerente e GESTOR, procurei traçar uma comparação entre o líder (com a grafia em letra minúscula) um profissional com um cargo de comando delegado, e o LÍDER (grafado em letra maiúscula) um profissional reconhecido por seu perfil e atitudes de liderança pela equipe, seus pares, etc., mesmo sem ter um cargo equivalente na estrutura hierárquica da organização. É isso… Os GESTORES e LIDERES, tendo ou não um cargo formal como tal, são os profissionais que fazem acontecer!

  2. Pingback: O papel do Líder | Blog Intellinsights

    • Olá Graça,
      Obrigado! É sempre bom receber um feedback que indica que estamos conseguindo contribuir para o esclarecimento de conceitos fundamentais.
      Sem dúvida que pode usar o ensaio como referência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

76 − 70 =