Liderar é reeducar a mente racional

O mundo que vemos é um mundo construído em nossa mente e relativizado pela nossa história de vida. Como líderes precisamos compreender esta dinâmica da mente. Segundo Daniel Goleman, no seu livro Inteligência Emocional, temos uma mente que funciona de duas maneira: emocionalmente e racionalmente.
A mente emocional, como um sensor de segurança, parece ser um banco de dados das emoções que sentimos durante as experiências não tão boas do passado. Quando esta mente identifica, no estímulo atual ,qualquer semelhança com o que já enfrentamos, projeta a emoção daquela experiência para que possamos reagir defensivamente. Nosso raciocínio, que é função da mente racional, fica submisso a esta informação defensiva, distorcendo o discernimento.
Precisamos aprender a reeducar a mente racional, buscando compreender como a mente funciona, para auditar as percepções que prejudicam a liderança.

Publicado em Reflexões por Elisete Pagano. Marque Link Permanente.

Sobre Elisete Pagano

Pesquisadora, professional & self coach, analista comportamental, palestrante e consultora sênior em Liderança, Comportamento e Relações de Poder. Mestre em Educação - Unisinos; Professional & Self Coach - IBC; Especialista em Planejamento Estratégico de RH - UFRGS e Eng. da Qualidade - PUCRS; Especializanda em Filosofia Clínica - Instituto Packter; Especializanda em Psicologia Junguiana - FACIS/SP; Pós-graduada em Auditorias da Qualidade - PUCRS; Engª Química - PUCRS. Analista de Perfil Comportamental certificada pelo IBC. Exerceu função de Gerente de Desenvolvimento e de Processos em empresas de médio e grande porte, líderes de mercado. Atua em desenvolvimento comportamental de pessoas e organizações, com aperfeiçoamento de lideranças e autoconhecimento. Professora em cursos de extensão universitária. Sócia da Intelligentia Assessoria Empresarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 2 =