Livro: A Estratégia do Oceano Azul

A Estratégia do Oceano Azul: Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante

W. Chan Kim & Renée Mauborgne

A Estratégia do Oceano AzulA partir das questões: “Como transpor os limites da competição destrutiva? Como criar novos mercados? Como sistematizar o alcance e a sustentação de um alto nível de desempenho?” os autores desenvolveram uma pesquisa de campo, buscando identificar o movimento estratégico de empresas bem sucedidas, e outras nem tanto, para compreender o padrão que levou as primeiras ao sucesso. De suas observações, chegaram a seguinte conclusão: algumas empresas navegam num oceano vermelho – de águas ensanguentadas pela disputa de mercado – onde as fronteiras setoriais estão definidas e aceitas e as regras competitivas conhecidas, outras navegam num oceano azul – de águas novas, até então desconhecidas – onde existem espaços de mercado não explorados a serem desbravados. A ideia básica da criação de oceanos azuis parte do conceito de “inovação de valor”, cujo foco é tornar a concorrência irrelevante, oferecendo valor diferenciado aos clientes e à empresa. O livro apresenta o modelo de criação de oceanos azuis, a partir da análise de quatro ações: eliminar-reduzir-elevar-criar atributos para o estabelecimento da nova curva de valor, e discute os princípios norteadores da formulação e da execução da estratégia do oceano azul.

Opinião: Um insight, de discussão muito oportuna, num ambiente de competição acirrada, sobre como desenvolver estratégias de modo a estabelecer um alto nível de desempenho para o negócio da empresa “sem precisar enfrentar” concorrência. Além de apresentar uma sistemática para a criação de oceanos azuis, o livro traz exemplos de empresas que criaram esses oceanos. Algumas afirmações sobre os casos apresentados podem ser questionadas, há um evidente contraponto (ou, eu deveria dizer, releitura) ao modelo da análise estratégica competitiva (proposto por Michael Porter), mas nada disso invalida as ideias apresentadas.

Esse post foi publicado em Livros e marcado , por Robin Pagano. Guardar link permanente.

Sobre Robin Pagano

Pensador, palestrante e consultor sênior em Estratégia, Gestão e Inovação de negócio. Mestre em Eng. de Produção - UFRGS; Pós-graduado em Estudos de Políticas e Estratégias de Governo - PUCRS; Pós-graduado em Marketing de Serviços - ESPM/RS; Especializado em Gestão da Qualidade Total (TQM) - NKTS/Japão; Lead Assessor ISO 9000 - SGS-ICS; Engº Eletrônico - PUCRS. Atuou como Gerente de Desenvolvimento, de Processos e de Serviços em empresas de médio e grande porte, nacionais e multinacional, líderes de mercado. Professor universitário em cursos de MBA, Especialização e Extensão. Consultor sênior em Estratégia, Gestão, Qualidade e Inovação. Sócio da Intelligentia Assessoria Empresarial.

1 pensou em “Livro: A Estratégia do Oceano Azul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

95 − = 90