Livro: A Sabedoria das Multidões

A Sabedoria das Multidões

JAMES SUROWIECKI

sdmA denominada “Sabedoria das Multidões” reside sobre duas ideias básicas: a de que sob as circunstâncias corretas grupos são impressionantemente inteligentes e frequentemente mais inteligentes que a pessoa mais inteligente em seu interior, e mesmo que a maioria das pessoas do grupo não seja especialmente bem informada ou racional ele ainda pode chegar a uma decisão coletiva sábia.

Na primeira parte do livro, o autor trata da teoria, discorrendo sobre os tipos de problemas e condições para que a sabedoria das multidões aflore. Na segunda parte apresenta casos que comprovariam sua teoria.

A teoria apresentada por Surowiecki está estruturada em três tipos de problemas: cognitivos (aqueles que têm ou terão uma solução definitiva), de coordenação (como coordenar seu comportamento com os outros) e de cooperação (desafio de levar pessoas desconfiadas e egoístas a trabalharem juntas), e que as condições necessárias para que a massa seja sábia são: diversidade, independência e descentralização.

Opinião: Uma leitura instigante sobre como avaliações, escolhas ou decisões em grupo, de modo geral, são mais “sabias” do que aquelas tomadas por um “expert”. Tudo demonstrado com inúmeros relatos de casos.

Esse post foi publicado em Livros e marcado , , por Robin Pagano. Guardar link permanente.

Sobre Robin Pagano

Pensador, palestrante e consultor sênior em Estratégia, Gestão e Inovação de negócio. Mestre em Eng. de Produção - UFRGS; Pós-graduado em Estudos de Políticas e Estratégias de Governo - PUCRS; Pós-graduado em Marketing de Serviços - ESPM/RS; Especializado em Gestão da Qualidade Total (TQM) - NKTS/Japão; Lead Assessor ISO 9000 - SGS-ICS; Engº Eletrônico - PUCRS. Atuou como Gerente de Desenvolvimento, de Processos e de Serviços em empresas de médio e grande porte, nacionais e multinacional, líderes de mercado. Professor universitário em cursos de MBA, Especialização e Extensão. Consultor sênior em Estratégia, Gestão, Qualidade e Inovação. Sócio da Intelligentia Assessoria Empresarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + = 17