Livro: Blink, a decisão num piscar de olhos

Blink, a decisão num piscar de olhos

Malcolm Gladwell

O autor afirma que nosso cérebro usa duas estratégias diferentes para compreender uma situação: uma consciente, quando pensamos e chegamos a uma resposta; e a outra abaixo do nível da consciência, muito mais rápida, quando nosso cérebro chega a conclusões sem nos revelar de imediato, enviando mensagens através de canais estranhamente indiretos. O livro trata da segunda estratégia de decisão, a que ocorre “num piscar de olhos”, procurando mostrar que: decisões tomadas muito depressa podem ser tão boas como as tomadas de forma cautelosa e deliberada; quando nossa cognição rápida falha, falha em virtude de razões bem específicas que podem ser identificadas e analisadas; e, que conclusões rápidas e julgamentos baseados na primeira impressão podem ser controlados e aperfeiçoados.

Opinião: De certo modo, Gladwell procura explicar como nossa intuição vem à tona, como surgem os insights, que chama de “blink”, a cognição rápida que pode nos levar a tomada de decisão instantânea. É um livro interessante para os tomadores de decisão, no qual o autor mostra, a partir de vários exemplos, como podemos aperfeiçoar nossas primeiras impressões, controlar o contexto em que elas surgem, e assim buscar garantia de que nossa cognição rápida esta correta.

Esse post foi publicado em Livros e marcado por Robin Pagano. Guardar link permanente.

Sobre Robin Pagano

Pensador, palestrante e consultor sênior em Estratégia, Gestão e Inovação de negócio. Mestre em Eng. de Produção - UFRGS; Pós-graduado em Estudos de Políticas e Estratégias de Governo - PUCRS; Pós-graduado em Marketing de Serviços - ESPM/RS; Especializado em Gestão da Qualidade Total (TQM) - NKTS/Japão; Lead Assessor ISO 9000 - SGS-ICS; Engº Eletrônico - PUCRS. Atuou como Gerente de Desenvolvimento, de Processos e de Serviços em empresas de médio e grande porte, nacionais e multinacional, líderes de mercado. Professor universitário em cursos de MBA, Especialização e Extensão. Consultor sênior em Estratégia, Gestão, Qualidade e Inovação. Sócio da Intelligentia Assessoria Empresarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 84 = 88