Livro: Empresas Feitas Para Vencer

EMPRESAS FEITAS PARA VENCER (Good to Great)
JIM COLLINS

Empresas Feitas para VencerTendo em mente a seguinte pergunta: “Uma empresa pode deixar de ser boa e se tornar excelente? Se a resposta for sim, de que forma?”, o autor empreendeu um estudo de empresas que deram esse salto em seus resultados – de bons para excelentes -, e sustentaram essa performance por pelo menos quinze anos. Do estudo, identificou os seguintes atributos das empresas bem sucedidas: Têm uma liderança nível 5, humilde, com vontade e profissionalismo; definem primeiro quem … depois o quê; enfrentam a verdade nua e crua, com fé inabalável na vitória; transcendem a maldição da competência, identificando uma ideia de negócio simples; criam uma cultura de disciplina; e, selecionam criteriosamente suas tecnologias, não necessariamente inovadoras. Esses atributos foram então organizados dentro de uma estrutura de transformação de uma empresa de boa em excelente, cuja proposta básica é encarar a mudança como um processo de construção, seguido de uma ruptura, que tem três amplos estágios: 1º) pessoas disciplinadas, 2º) pensamento disciplinado e 3º) ação disciplinada.

Opinião: Uma leitura agradável que faz refletir sobre como o negócio vem sendo conduzido, acertos e erros, deixando questões como: qual o perfil das lideranças e de nosso pessoal, qual é mesmo nosso negócio e como a cultura da organização afeta sua performance.

Esse post foi publicado em Livros e marcado , por Robin Pagano. Guardar link permanente.

Sobre Robin Pagano

Pensador, palestrante e consultor sênior em Estratégia, Gestão e Inovação de negócio. Mestre em Eng. de Produção - UFRGS; Pós-graduado em Estudos de Políticas e Estratégias de Governo - PUCRS; Pós-graduado em Marketing de Serviços - ESPM/RS; Especializado em Gestão da Qualidade Total (TQM) - NKTS/Japão; Lead Assessor ISO 9000 - SGS-ICS; Engº Eletrônico - PUCRS. Atuou como Gerente de Desenvolvimento, de Processos e de Serviços em empresas de médio e grande porte, nacionais e multinacional, líderes de mercado. Professor universitário em cursos de MBA, Especialização e Extensão. Consultor sênior em Estratégia, Gestão, Qualidade e Inovação. Sócio da Intelligentia Assessoria Empresarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 12 = 20