Livro: Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia-a-Dia

Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia-a-Dia
Vicente Falconi Campos

Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia-a-DiaSegundo o autor, “Sua META é ser o melhor do mundo naquilo que você faz. Não existem alternativas.” Com essa premissa em mente, detalha o processo do gerenciamento da rotina, focando o controle e a melhoria da qualidade a partir da gestão das atividades do dia-a-dia. O autor ensina que existem três tipos básicos de ação gerencial: planejamento, manutenção e melhoria da Qualidade, e que seu exercício passa pela adoção do ciclo PDCA (Plan – Do – Check – Action) de controle de processos. A partir disso, afirma que “gerenciar é essencialmente atingir METAS” e que a “PADRONIZAÇÃO É O CERNE DO GERENCIAMENTO”. Recheado de diagramas esquemáticos e com texto itemizado, o livro mostra passo-a-passo como utilizar as ferramentas e métodos da qualidade de modo sistemático por meio da aplicação do ciclo PDCA aos processos rotineiros.

Opinião: Leitura imprescindível a todos que necessitam desenvolver uma visão sistêmica do gerenciamento de atividades rotineiras. Ela permite a apreensão de boas práticas de gestão e de ferramentas e métodos para a manutenção de resultados já conquistados e a melhoria pró-ativa dos processos para obtenção de resultados superiores.

Esse post foi publicado em Livros e marcado por Robin Pagano. Guardar link permanente.

Sobre Robin Pagano

Pensador, palestrante e consultor sênior em Estratégia, Gestão e Inovação de negócio. Mestre em Eng. de Produção - UFRGS; Pós-graduado em Estudos de Políticas e Estratégias de Governo - PUCRS; Pós-graduado em Marketing de Serviços - ESPM/RS; Especializado em Gestão da Qualidade Total (TQM) - NKTS/Japão; Lead Assessor ISO 9000 - SGS-ICS; Engº Eletrônico - PUCRS. Atuou como Gerente de Desenvolvimento, de Processos e de Serviços em empresas de médio e grande porte, nacionais e multinacional, líderes de mercado. Professor universitário em cursos de MBA, Especialização e Extensão. Consultor sênior em Estratégia, Gestão, Qualidade e Inovação. Sócio da Intelligentia Assessoria Empresarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 2 =