O líder no contexto do Planeta Espelho

Quando leio no livro Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro, de Edgar Morin, sobre a importância de nos educarmos para compreendermos as causas da incompreensão humana, torno-me refém da profundidade da frase. Muitos problemas das relações humanas se cronificam devido ao fato de ignorarmos as causas reais que sustentam nossos conflitos. Atrevo-me a dizer que nos manifestamos baseados muito mais nas causas ilusórias.

Há oito anos, pesquiso e estudo sobre os modelos mentais e a afetividade envolvidos na boa liderança. Penso que o líder é o primeiro que precisa resolver, com inteligência, os seus desafetos para potencializar a competência em desenvolver sua equipe. Quem se torna realmente um líder sabe que está no Planeta Espelho… e aquilo que sente em relação ao outro refere-se, antes de tudo, a si mesmo. Assim, a educação para a liderança é também a primeira que precisa sistematizar o conhecimento para promover a compreensão das causas da incompreensão humana.

Publicado em Reflexões por Elisete Pagano. Marque Link Permanente.

Sobre Elisete Pagano

Pesquisadora, professional & self coach, analista comportamental, palestrante e consultora sênior em Liderança, Comportamento e Relações de Poder. Mestre em Educação - Unisinos; Professional & Self Coach - IBC; Especialista em Planejamento Estratégico de RH - UFRGS e Eng. da Qualidade - PUCRS; Especializanda em Filosofia Clínica - Instituto Packter; Especializanda em Psicologia Junguiana - FACIS/SP; Pós-graduada em Auditorias da Qualidade - PUCRS; Engª Química - PUCRS. Analista de Perfil Comportamental certificada pelo IBC. Exerceu função de Gerente de Desenvolvimento e de Processos em empresas de médio e grande porte, líderes de mercado. Atua em desenvolvimento comportamental de pessoas e organizações, com aperfeiçoamento de lideranças e autoconhecimento. Professora em cursos de extensão universitária. Sócia da Intelligentia Assessoria Empresarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

20 − = 16