A importância de conhecimento e de autoconhecimento

O conhecimento estrutura o raciocínio, tanto o conhecimento formal como o subjetivo. Na área em que atuamos existem várias linhas de conhecimento. É fundamental aprendermos a dialética entre elas, isto é, linhas de conhecimento que se combatem, para analisarmos melhor como o objeto estudado pode ser, diferentemente, compreendido. Assim como cada humano possui um conhecimento subjetivo único, devido a particularidade de como sentiu suas experiências, podemos ter dialética entre os subjetivos, isto é, subjetivos que se combatem, fazendo-os não se entenderem, num primeiro momento.

Se quisermos melhorar nossa percepção em relação aos aspectos lógicos e as suas fragilidades, precisamos mergulhar nos opostos, naquelas interpretações que se combatem e, aplicar o conhecimento que já possuímos para tecer a alteração necessária na interpretação resultante. No caso do conhecimento subjetivo, precisamos relativizá-lo com a experiência vivida, para compreender a tendência a uma inflexibilidade interpretativa, verificando o tom emocional presente.

E, sabemos que o desconhecido é imensamente superior ao conhecido. Então, sempre uma dúvida cabível, para dar abertura a novas informações, ou a determinadas relações interpessoais desafiadoras, por mais estranhas que sejam, pois elas são capazes de gerarem dúvidas e, são as dúvidas que produzem o conhecimento formal e, o autoconhecimento, aquele conhecimento que considera a relatividade do subjetivo. 

Publicado em Reflexões por Elisete Pagano. Marque Link Permanente.

Sobre Elisete Pagano

Pesquisadora, professional & self coach, analista comportamental, palestrante e consultora sênior em Liderança, Comportamento e Relações de Poder. Mestre em Educação - Unisinos; Professional & Self Coach - IBC; Especialista em Planejamento Estratégico de RH - UFRGS e Eng. da Qualidade - PUCRS; Especializanda em Filosofia Clínica - Instituto Packter; Especializanda em Psicologia Junguiana - FACIS/SP; Pós-graduada em Auditorias da Qualidade - PUCRS; Engª Química - PUCRS. Analista de Perfil Comportamental certificada pelo IBC. Exerceu função de Gerente de Desenvolvimento e de Processos em empresas de médio e grande porte, líderes de mercado. Atua em desenvolvimento comportamental de pessoas e organizações, com aperfeiçoamento de lideranças e autoconhecimento. Professora em cursos de extensão universitária. Sócia da Intelligentia Assessoria Empresarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

58 − = 48