Desvendando conceitos pelo autoconhecimento

Cada um de nós possui experiências únicas, principalmente se relacionadas a como sentimos as situações vividas. Durante estas experiências, nossa mente assumiu alguns conceitos que precisam ser resignificados, num outro período de vida.

O tom emocional que havia, no momento em que o conceito foi assumido, pode ter distorcido o seu significado. Assim, há uma grande probabilidade de nos tornarmos inadequados ou defensivos quando algo, envolvendo o conceito em questão, o aciona.

Para revisitar estes significados tão particulares, o ideal é identificar a situação que deu origem ao conceito distorcido. Ao compreendermos este desvio de significado, aferimos-o, como resultado do autoconhecimento.

Publicado em Reflexões por Elisete Pagano. Marque Link Permanente.

Sobre Elisete Pagano

Pesquisadora, professional & self coach, analista comportamental, palestrante e consultora sênior em Liderança, Comportamento e Relações de Poder. Mestre em Educação - Unisinos; Professional & Self Coach - IBC; Especialista em Planejamento Estratégico de RH - UFRGS e Eng. da Qualidade - PUCRS; Especializanda em Filosofia Clínica - Instituto Packter; Especializanda em Psicologia Junguiana - FACIS/SP; Pós-graduada em Auditorias da Qualidade - PUCRS; Engª Química - PUCRS. Analista de Perfil Comportamental certificada pelo IBC. Exerceu função de Gerente de Desenvolvimento e de Processos em empresas de médio e grande porte, líderes de mercado. Atua em desenvolvimento comportamental de pessoas e organizações, com aperfeiçoamento de lideranças e autoconhecimento. Professora em cursos de extensão universitária. Sócia da Intelligentia Assessoria Empresarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

75 − = 74