Livro: O Lapidador de Diamantes

O LAPIDADOR DE DIAMANTES: ESTRATÉGIAS DE BUDDHA PARA GERENCIAR SEUS NEGÓCIOS E SUA VIDA
GUESHE MICHAEL ROacH

O Lapidador de DiamantesO autor, um monge budista, formado em relações exteriores pela Universidade de Princeton, faz uma descrição da sabedoria budista aplicada aos negócios a partir de sua experiência como executivo de uma das maiores empresas mundiais do comércio de diamantes. Essa experiência foi induzida por seu mestre budista, como forma de “testar os ensinamentos dessa sabedoria” na vida prática. O livro está estrutura sobre três princípios tirados dessa sabedoria: (1) o negócio deve ser bem-sucedido, deve fazer dinheiro, (2) devemos aproveitar o dinheiro e (3) devemos ser capazes de olhar para trás e saber que valeu a pena.

Opinião: São apresentados exemplos concretos dos princípios e práticas da filosofia Budista ao mundo dos negócios. O texto explora o conceito Budista da “vacuidade” segundo o qual existe um potencial oculto em todas as coisas, e que este irá se revelar a partir das “marcas mentais” plantadas em nossas mentes por nossos próprios pensamentos, palavras e ações dirigidas aos outros. Para usufruir do conhecimento apresentado, antes de nada mais, é necessário ter a mente aberta para ver as coisas, suas causas e efeitos, de forma a entender que nada acontece por acaso.

Esse post foi publicado em Livros e marcado , por Robin Pagano. Guardar link permanente.

Sobre Robin Pagano

Pensador, palestrante e consultor sênior em Estratégia, Gestão e Inovação de negócio. Mestre em Eng. de Produção - UFRGS; Pós-graduado em Estudos de Políticas e Estratégias de Governo - PUCRS; Pós-graduado em Marketing de Serviços - ESPM/RS; Especializado em Gestão da Qualidade Total (TQM) - NKTS/Japão; Lead Assessor ISO 9000 - SGS-ICS; Engº Eletrônico - PUCRS. Atuou como Gerente de Desenvolvimento, de Processos e de Serviços em empresas de médio e grande porte, nacionais e multinacional, líderes de mercado. Professor universitário em cursos de MBA, Especialização e Extensão. Consultor sênior em Estratégia, Gestão, Qualidade e Inovação. Sócio da Intelligentia Assessoria Empresarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + = 8