O LAPIDADOR DE DIAMANTES: ESTRATÉGIAS DE BUDDHA PARA GERENCIAR SEUS NEGÓCIOS E SUA VIDA
GUESHE MICHAEL ROacH
O autor, um monge budista, formado em relações exteriores pela Universidade de Princeton, faz uma descrição da sabedoria budista aplicada aos negócios a partir de sua experiência como executivo de uma das maiores empresas mundiais do comércio de diamantes. Essa experiência foi induzida por seu mestre budista, como forma de “testar os ensinamentos dessa sabedoria” na vida prática. O livro está estrutura sobre três princípios tirados dessa sabedoria: (1) o negócio deve ser bem-sucedido, deve fazer dinheiro, (2) devemos aproveitar o dinheiro e (3) devemos ser capazes de olhar para trás e saber que valeu a pena.
Opinião: São apresentados exemplos concretos dos princípios e práticas da filosofia Budista ao mundo dos negócios. O texto explora o conceito Budista da “vacuidade” segundo o qual existe um potencial oculto em todas as coisas, e que este irá se revelar a partir das “marcas mentais” plantadas em nossas mentes por nossos próprios pensamentos, palavras e ações dirigidas aos outros. Para usufruir do conhecimento apresentado, antes de nada mais, é necessário ter a mente aberta para ver as coisas, suas causas e efeitos, de forma a entender que nada acontece por acaso.