Tratando da temática estratégia, três conceitos muitas vezes contrapostos, seja por seus criadores, pesquisadores ou interessados no tema, que precisam ser bem entendidos são: Fatores Críticos de Sucesso (FCS), Atividades sob Medida e Competências Essenciais. Cada um desses conceitos, em seu tempo, foi proposto por um especialista em estratégia.
Fatores Críticos de Sucesso (FCS), da expressão original de língua inglesa Critical Success Factors (CSF), é um conceito introduzido no mundo dos negócios por D. Ronald Daniel, da McKinsey & Company, no início da década de 1960, e aprofundado e consolidado na década de 1970 por John F. Rockart, da Sloan School of Management do MIT (Massachusetts Institute of Technology). Segundo Rockart os FCS estão associados a “um limitado número de áreas que, ao alcançarem resultados superiores, asseguram competitividade à organização.” Portanto, os FCS relacionam-se às poucas vitais áreas de atividades para as quais se deve ter uma gestão minuciosamente cuidadosa. Por assegurarem competitividade à organização, os FCS estão fortemente relacionados à missão organizacional, à visão de futuro (intenção estratégica) e aos objetivos estratégicos do empreendimento.
Atividades sob Medida, ou encaixe de atividades, é um conceito apresentado por Michael Porter na década de 1980 dentro de seu modelo de criação de vantagem competitiva. Segundo Porter, uma empresa é formada por um conjunto de atividades onde reside a estratégia. Com isso surgiu o conceito da cadeia de valor, um arranjo geral de atividades sob medida de modo a prover vantagem competitiva à organização. Assim, a organização deve mudar seu pensamento de “como fazer melhor” (indo além da aplicação das melhores práticas) para “como fazer diferente” e, então, dentre as diversas possibilidades, decidir “como competir”. O conceito de atividades sob medida está intrinsecamente ligado à estratégia do negócio, dado que essas atividades devem estar encaixadas de tal modo que possam sustentar uma operação capaz de entregar valor superior aos clientes diferenciando a organização da concorrência.
O conceito Competências Essenciais ganhou notoriedade no ambiente dos negócios a partir da publicação do artigo “A Competência Essencial da Corporação”, na década de 1990, por C. K. Prahalad e Gary Hamel. Sucintamente, competências essenciais são entendidas como os recursos internos da organização baseados em conhecimento: a base dos conhecimentos tácitos e o conjunto de habilidades, necessários para a realização da operação. Uma competência torna-se essencial, ou distintiva, quando é fonte de vantagem competitiva, resistindo à imitação, mantendo seu valor frente às mudanças no ambiente competitivo, sendo difícil de ser copiada, e não havendo substitutos diretos ou fáceis de obter.
Do exposto, podemos depreender que os conceitos Fatores Críticos de Sucesso, Atividades sob Medida e Competências Essenciais estão fortemente e intimamente relacionados. Como? Ao identificar os FCS ficam explicitadas as atividades críticas do negócio que devem ser ajustadas sob medida e para as quais competências distintivas devem ser estabelecidas, de modo a prover diferenciais estratégicos à organização. Portanto, não há qualquer contraposição entre esses conceitos, muito pelo contrário, eles se complementam.
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