Livro: A Arte da Visão de Longo Prazo

A Arte da Visão de Longo Prazo: planejando o futuro em um mundo de incertezas

PETER SCHWARTZ

avlpCom base em técnicas originalmente desenvolvidas no Grupo Royal/Dutch Shell, e de sua experiência com cenários em instituições e empresas líderes mundiais, o autor descreve a abordagem do desenho de cenários, fornecendo ferramentas para o desenvolvimento de uma visão estratégica de um futuro ambiente para os negócios.

Schwartz trata do tema como uma questão de tomada de decisão no tempo presente, mas que afetarão o tempo futuro. Para ele, um cenário é uma ferramenta que ajuda a visualizar um mundo de grandes incertezas, alinhando percepções sobre ambientes alternativos de futuro. O autor afirma que a técnica é mais uma forma de pensar do que um método formal, considerando que cenários não são predições, diferentemente de “forecasting” ou “market research”, e assim apresentam imagens do futuro extrapolando as tendências do presente.

Opinião: Um livro essencial para o entendimento sobre a técnica da elaboração de cenários prospectivos, sua origem, seus fundamentos e resultados possíveis.

Esse post foi publicado em Livros e marcado , por Robin Pagano. Guardar link permanente.
Robin Pagano

Sobre Robin Pagano

Pensador, palestrante e consultor sênior em Estratégia, Gestão e Inovação de negócio. Mestre em Eng. de Produção - UFRGS; Pós-graduado em Estudos de Políticas e Estratégias de Governo - PUCRS; Pós-graduado em Marketing de Serviços - ESPM/RS; Especializado em Gestão da Qualidade Total (TQM) - NKTS/Japão; Lead Assessor ISO 9000 - SGS-ICS; Engº Eletrônico - PUCRS. Atuou como Gerente de Desenvolvimento, de Processos e de Serviços em empresas de médio e grande porte, nacionais e multinacional, líderes de mercado. Professor universitário em cursos de MBA, Especialização e Extensão. Consultor sênior em Estratégia, Gestão, Qualidade e Inovação. Sócio da Intelligentia Assessoria Empresarial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

39 − 31 =