O papel do Líder

Entendendo que o gestor se ocupa com os processos enquanto o líder cuida das pessoas, como já vimos em Liderança ou Gestão?, chegamos à conclusão que todo líder é um gestor e todo gestor é um líder. Aqui vamos aprofundar o entendimento sobre qual o papel do líder no contexto de sua posição na organização. São basicamente três as situações possíveis, ou o líder em questão é um alto executivo com influência direta sobre toda a organização, ou é um dirigente de uma linha de negócios ou de uma área de atividades correlatas, ou é um gestor com autoridade e responsabilidade sobre uma área funcional da operação.

Assim, considerada sua posição na hierarquia organizacional, podemos dizer que o líder poderá assumir um de três papéis: o de liderança estratégica (ou visionária), de liderança tática ou de liderança gerencial.

O Líder Estratégico deve ter o futuro como foco de seus pensamentos, projetos e ações. Por isso mesmo, deverá estar propenso e preparado para assumir riscos. Precisa saber comunicar suas intenções estratégicas à organização. É, também, sua atividade o estabelecimento das regras de conduta a partir do conjunto de valores organizacionais. Ao líder estratégico é imprescindível a capacidade de influenciar as pessoas de modo a assumirem que mudanças são necessárias para que o futuro delineado para o negócio se realize. Cabe a esse líder assumir o comando do desenho das condições para a prosperidade e a perenidade da organização, ou seja, garantir o desenho das estratégias para o empreendimento.

O Líder Tático deve ser um parceiro muito próximo do líder estratégico, apoiando-o no desenho da estratégia empresarial e na divulgação dos valores e comportamentos esperados para a organização. É seu papel traduzir a estratégia empresarial para seu campo de atuação. Assim, deve ter suas capacidades de síntese e comunicação bem desenvolvidas. Por sua posição intermediária na estrutura hierárquica, precisa agir como um articulador, com forte habilidade para influenciar pares, subordinados e, até mesmo, superiores. No caso especial de atuar à frente de uma linha de negócios, precisa estar atento às alterações do ambiente externo, sugerindo estratégias emergentes.

O Líder Gerencial, por sua proximidade com os funcionários, deve agir como um “educador organizacional” buscando autodisciplina e pró-atividade em sua equipe. Dessa forma, deve atuar no desenvolvimento comportamental e operacional das pessoas sob sua tutela. Cabe a esse líder garantir que a estratégia delineada para o negócio se realize, ou seja, promover as mudanças necessárias à organização. E, deve encaminhar as mudanças sem perder de vista os resultados do dia a dia, fruto da previsibilidade dos processos sob sua autoridade que passa pelo cumprimento de procedimentos padronizados e a solução de problemas.

Todos os líderes, independentemente de sua posição hierárquica, devem trabalhar no desenvolvimento das pessoas sob seu comando, e garantir que os valores, as atitudes e os comportamentos de sua equipe estejam condizentes com os preceitos da organização. Acima de tudo devem servir de exemplo de conduta, e agir com isenção e justiça no encaminhamento de conflitos pessoais que emergirão no caminho das mudanças.

Esse post foi publicado em Artigos e marcado por Robin Pagano. Guardar link permanente.

Sobre Robin Pagano

Pensador, palestrante e consultor sênior em Estratégia, Gestão e Inovação de negócio. Mestre em Eng. de Produção - UFRGS; Pós-graduado em Estudos de Políticas e Estratégias de Governo - PUCRS; Pós-graduado em Marketing de Serviços - ESPM/RS; Especializado em Gestão da Qualidade Total (TQM) - NKTS/Japão; Lead Assessor ISO 9000 - SGS-ICS; Engº Eletrônico - PUCRS. Atuou como Gerente de Desenvolvimento, de Processos e de Serviços em empresas de médio e grande porte, nacionais e multinacional, líderes de mercado. Professor universitário em cursos de MBA, Especialização e Extensão. Consultor sênior em Estratégia, Gestão, Qualidade e Inovação. Sócio da Intelligentia Assessoria Empresarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

69 − = 67