Postura estratégica: análise SWOT

Concluída a análise do ambiente de competição, mais especificamente o levantamento dos fatores externos (OP e AM) e internos (FO e FR), o passo seguinte é realizar o cruzamento dos fatores mais significativos no contexto atual do negócio. Desse cruzamento, surgirá a postura estratégica, representando o movimento estratégico a ser adotado pelo empreendimento. Essa postura é indicada pela fase em que a organização se encontra em seu atual ciclo de vida: crescimento, desenvolvimento, maturidade ou sobrevivência.

A fase de crescimento é a infância da organização, é aquela em que todo novo empreendimento inicia sua caminhada, mas também o primeiro momento de um novo ciclo de vida estabelecido para uma organização já estabelecida. Nessa fase as fraquezas se sobrepõem às forças e existem mais oportunidades do que ameaças.

A fase seguinte, de desenvolvimento, corresponde à adolescência do empreendimento em seu ciclo de vida. Nessa fase as forças as sobressaem sobre as fraquezas e continuam existindo mais oportunidades do que ameaças.

Na fase seguinte, de maturidade, a organização se encontra em um período de colheita daquilo que plantou e cultivou em sua jornada empreendedora. Nessa fase continuam existindo mais forças do que fraquezas e começam a surgir mais ameaças do que oportunidades.

Fechando o ciclo de vida atual do negócio, surge a fase de sobrevivência, correspondendo à fase senil da organização. Para não chegar até ela é que, estrategicamente, as organizações precisam se reinventar de tempos em tempos, criando um novo ciclo de vida enquanto ainda estão na fase madura do ciclo corrente. Nessa fase as fraquezas são evidentes, forças foram perdidas, e as ameaças se impõem sobre as oportunidades.

matriz_swotPara determinar em que fase o negócio se encontra, definindo a postura estratégica mais adequada, devemos proceder a uma análise SWOT, acrônimo formado pelas iniciais das palavras de língua inglesa Strengths, Weaknesses, Oportunities e Threats, respectivamente significando FOrças, FRaquezas, OPortunidades e AMeaças. Essa análise é realizada com o auxílio de uma matriz, onde poderemos cruzar os principais fatores internos (FO e FR), contra os principais fatores externos (OP e AM), de modo a identificar as inter-relações existentes.

Assim procedendo, ao perceber que uma FOrça pode estrategicamente ser utilizada para aproveitar uma OPortunidade, vemos que há uma inter-relação. Do mesmo modo identificamos uma inter-relação ao concluir que uma FRaqueza está potencializando uma AMeaça. O mesmo raciocínio vale ao avaliar se uma Fraqueza está impedindo o aproveitamento de uma OPortunidade ou se uma FOrça pode ser usada para neutralizar uma AMeaça. As inter-relações existentes ainda podem ser classificadas quanto a seu grau em forte, média ou fraca.

O quadrante da matriz com a maior quantidade de inter-relações, de graus mais elevados, representa a postura estratégica apropriada ao contexto atual da organização. O quadrante representado pelo cruzamento das FR x OP corresponde à fase de crescimento, o das FO x OP à fase de desenvolvimento, o das FO x AM à fase de maturidade e o das FR x AM à fase de sobrevivência.

Outras informações relevantes para o delineamento de estratégias ainda podem e devem ser retiradas da Matriz SWOT, mas isso será tema de um próximo ensaio…

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Sobre Robin Pagano

Pensador, palestrante e consultor sênior em Estratégia, Gestão e Inovação de negócio. Mestre em Eng. de Produção - UFRGS; Pós-graduado em Estudos de Políticas e Estratégias de Governo - PUCRS; Pós-graduado em Marketing de Serviços - ESPM/RS; Especializado em Gestão da Qualidade Total (TQM) - NKTS/Japão; Lead Assessor ISO 9000 - SGS-ICS; Engº Eletrônico - PUCRS. Atuou como Gerente de Desenvolvimento, de Processos e de Serviços em empresas de médio e grande porte, nacionais e multinacional, líderes de mercado. Professor universitário em cursos de MBA, Especialização e Extensão. Consultor sênior em Estratégia, Gestão, Qualidade e Inovação. Sócio da Intelligentia Assessoria Empresarial.

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