Governança Empreendedora, um novo conceito!

Ensaio publicado originalmente no Blog Star2Up – consciência empreendedora:  star2up.blog.br

A visão do empreendedor inovador, em geral, é uma epifania. Sua intenção ideológica é mudar o mundo, com sua inovação de valor. Contudo a realidade do dia a dia impõe desafios a serem superados, problemas não previstos, obstáculos a cada avanço. Há o risco estratégico ao desafiar negócios estabelecidos, formam-se movimentos contrários a sua proposta de valor, surgem barreiras organizacionais ao crescimento sustentado,…

planoXrealidadeAssim, conforme o empreendedor vai desenvolvendo e testando sua ideia, ele vai descobrindo que dificilmente conseguirá vencer todos os desafios sem algum apoio. Não basta a ideia original e a capacidade de transformá-la num produto inovador. O empreendedor bem sucedido nessa empreitada inicial descobre que, para além do processo de inovação, há questões estratégicas, mercadológicas e organizacionais a resolver.

Aceleradoras de startups que aportam capital financeiro, para tentar garantir o retorno do investimento, contribuem com algum nível de aporte de conhecimento ao empreendedor, seja com atividades de mentoria ou capacitação. Isso nem sempre é suficiente. Aqui entra a Governança Empreendedora.

Governança, por si só, é o ato de governar, regulando e controlando o andamento de algo. A Governança Corporativa, uma sistemática muito presente no mundo dos negócios, pode ser entendida como o exercício do poder na administração dos recursos corporativos, com a definição de políticas e diretrizes para o negócio, a tomada de decisão em nível superior e o relacionamento com os stakeholders (partes interessadas do/no negócio).

A Governança Empreendedora, um novo conceito, tem por objetivo aportar capital intelectual ao empreendedor. Com mais conhecimento e habilidades sobre gestão e liderança o empreendedor ganha segurança, tomando melhores decisões, agilizando a resolução de problemas do negócio e conduzindo a equipe de modo harmônico e focado. Há benefícios também para o investidor, que adquire mais confiabilidade para investir ao ver ampliadas as chances de sucesso de retorno de seu investimento, pelo ganho de sustentabilidade do empreendimento.

Entendido o conceito, surge uma questão primordial: Como a Governança Empreendedora pode ser conduzida? Por meio de três ações inter-relacionadas: mentoria, workshops e consultoria.

Com a mentoria há a troca de experiências, o esclarecimento de dúvidas, orientações e o apontamento de caminhos a seguir para o avanço do empreendimento. Ela amplia a capacidade do empreendedor para o exercício de seu papel como executivo do negócio, mas não entrega tudo que ele precisa…

Com workshops o empreendedor tem apoio metodológico para formular as estratégias do negócio, para desdobrar e priorizar o que deve ser realizado dentro de sua limitação de recursos, para analisar e dar encaminhamento à solução de problemas críticos,…

Na Governança Empreendedora, a consultoria é conduzida como um processo de aprendizado. Há um forte trabalho cooperativo e colaborativo – hands on – entre consultor e empreendedor, que culminará tanto na solução de problemas quanto na apreensão, por parte do empreendedor, de ferramentas, métodos e práticas de gestão.

Empreendedorismo inovador

Ensaio publicado originalmente no Blog Star2Up – consciência empreendedora:  star2up.blog.br

No Brasil, o empreendedorismo é um movimento que ganha cada vez mais destaque. Outro movimento que também está em quase todas as rodas de discussão de negócios da atualidade é o da inovação. Muitos têm associado esses dois movimentos, vinculando empreendedorismo à inovação. Mas é isso mesmo? Empreender é inovar? Certamente, não!

Já vimos que empreendedorismo é “a introdução de novos bens ou serviços no mercado, agregando valor para os clientes e capturando valor para os empreendedores e investidores de modo sustentável”. Também já sabemos que os novos produtos não necessariamente são originários de inovação.

Mas há um terceiro movimento, o das startups, em particular as embrionárias, em fase de desenvolvimento da proposta de valor, onde há uma confusão intrínseca entre o empreendedorismo (edificação de um novo negócio) e a inovação (desenvolvimento de um novo produto a partir de uma ideia original útil). Entendendo esse contexto, basta tratar do que podemos chamar de empreendedorismo inovador.

Com isso em mente, surgem algumas questões que precisam ser respondidas: Como se desenvolve o empreendedorismo inovador? O que precisa ser resolvido para que a iniciativa seja bem sucedida e ganhe sustentabilidade?

Um processo de inovação pode conviver com alguma desordem, com processos imaturos e uma estrutura funcional maleável. Isso é típico de startups, portanto do empreendedorismo inovador. Mas a desordem que leva à inovação não pode durar para sempre, ou o empreendimento não sobreviverá ao teste do mercado, da escalabilidade e da repetibilidade, enfim, da sustentabilidade.

solução Star2UpComo resolver isso? Antes de tudo, entendendo que o empreendimento inovador passa por três fases de desenvolvimento: tecnológico, mercadológico e organizacional. E que cada uma dessas fases será desenvolvida em um percurso de oito etapas.

Na fase do desenvolvimento tecnológico, são três as etapas a serem vencidas: definição do problema (concepção do produto inovador), exploração da solução (prototipagem), e modelagem do negócio (acabamento) que permitirá a entrega do produto ao público alvo.

Na fase do desenvolvimento mercadológico, igualmente são três as etapas a serem superadas: lançamento da solução (escalabilidade), consolidação da sustentabilidade (competitividade) e crescimento do negócio (expansão).

Na fase do desenvolvimento organizacional, a transformação do empreendimento em uma empresa consolidada, passa por duas etapas: estabelecimento da estrutura funcional e do sistema de gestão (organização) e o desenvolvimento da liderança e promoção do engajamento das pessoas (comportamento).

Em ensaios próximos veremos em detalhe cada uma dessas fases e suas etapas…

O que é empreendedorismo?

Ensaio publicado originalmente no Blog Star2Up – consciência empreendedora:  star2up.blog.br

Empreendedorismo… uau! Isso é cool… Mas, afinal, o que é empreendedorismo?

Fazendo uma pesquisa histórica, facilmente chegamos ao economista austríaco Joseph Schumpeter (1883 – 1950), tido como um dos primeiros pensadores a explorar o conceito do empreendedorismo. É dele o cunho da expressão destruição criativa (em Capitalismo, Socialismo e Democracia, 1942), apresentando a ideia de que a introdução de novos produtos (bens ou serviços) na economia destrói modelos de negócios estabelecidos. Esses novos produtos, dizia ele, constituem a força motriz do crescimento econômico sustentado.

entrepreneurshipEm dicionários e enciclopédias o termo empreender é definido como “propor-se a, decidir realizar, pôr em execução, tentar”. Ao buscarmos uma definição com entidades promotoras dessa atividade, organizações de incentivo à ou aceleradoras da ação empreendedora, surgem definições que passam por “produzir algo de valor, assumir riscos e buscar autonomia, a partir de uma ideia”.

Então percebemos que, no mundo dos negócios, não há uma definição clara e precisa sobre o que é empreendedorismo. Depende muito do autor, do contexto a que a expressão está relacionada, do que se quer alcançar com essa ação.

No nosso caso, tratando de empreendimentos que visam lucro e/ou benefício social, iniciados por empreendedores que encaram falhas como parte do aprendizado dessa atividade, que podem receber aporte financeiro de investidores com capital de risco (venture capital), definimos empreendedorismo como “uma atividade que permite a introdução de novos produtos (bens ou serviços) – inovadores ou não – no mercado, agregando valor para os clientes e capturando valor para os empreendedores e investidores de modo sustentável”.

Dessa definição, no contexto que estamos focando, começamos a compreender melhor o que é empreendedorismo. É uma atividade iniciada a partir de uma ideia, original ou não, que tenha valor econômico ou social e que passa pela escalabilidade e repetibilidade do produto no mercado. Ainda, para que o empreendimento inicial se transforme num negócio sustentável, será necessário organizar sua estrutura funcional e seus processos, contar com pessoas engajadas com competências distintivas e ser conduzida por líderes que conseguem preservar o frescor do negócio, mantendo na empresa, então estabelecida, uma cultura e um ambiente de contínuo empreendedorismo.

Entendendo que empreendedorismo promove mudanças no ambiente (de negócios, social,…), com a introdução de novos produtos, faz todo sentido associar empreendedorismo à destruição criativa.

Vida longa e próspera à destruição criativa! Um viva ao empreendedorismo inovador… Ainda falaremos disso…